Limpa Brasil Let’s do it!

O movimento Let’s do it!, presente em mais de 140 países, tem por objetivo unir esforços dos diversos setores da sociedade a fim de reverter uma realidade enraizada de descarte inadequado do lixo e descaso com o ambiente. Ou seja, a cultura de jogar lixo fora do lixo.  Em nosso país, onde leva o nome de Limpa Brasil Let’s do it!, a campanha pretende convocar as pessoas das maiores cidades brasileiras a participarem deste movimento mundial de remoção de resíduos inadequadamente depositados no espaço público, além de incentivar a coleta seletiva. Através de uma intensa campanha educativa e de mutirões de limpeza, o movimento quer dar um grande passo para a preservação ambiental e a criação de um maior comprometimento da sociedade com a questão do lixo e com os problemas ligados a ele em todas as áreas: saúde, educação, social. Também pretende despertar no cidadão o cuidado com o espaço público e preservação do meio ambiente.

Com grande sucesso no exterior, o movimento realiza ações no Brasil desde 2011 e já passou por 14 cidades: Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campinas, Santo André & Mauá, São Bernardo & Diadema, São Paulo, Belo Horizonte, São Luís, João Pessoa, Porto Alegre e Belém.

Através de um grande empenho na educação, pretende-se gerar uma efetiva mudança cultural no brasileiro, visando um país mais sustentável e com melhores condições socioambientais. Para tal, o movimento conta com a cooperação da UNESCO e forte atuação nas escolas públicas municipais; além disso, para que seja possível mudar hábitos culturais tão arraigados, o movimento tem duração prevista de de 10 anos. Os números alcançados até o momento são impressionantes: 120 toneladas de resíduos recicláveis foram coletados e as atividades já envolveram mais de 100 mil voluntários. Até o final de 2012, passaremos em mais duas cidades.

É preciso começar a agir agora, pois cada dia que se perde faz com que as atitudes necessárias sejam mais complexas, caras e difíceis de executar. Participe!

Conheça o site do movimento: www.limpabrasil.com