Movimento

Limpa Campinas

Campinas – 25 de setembro de 2011

Em 25 de setembro de 2011, o movimento Limpa Brasil Let’s do it! aconteceu em Campinas, quarta cidade do país a receber a ação. Com aproximadamente 12 mil pessoas envolvidas, foi possível retirar das ruas, em apenas em 6 horas, 52 toneladas de resíduos recicláveis.

Com a colaboração do DLU – Departamento de Limpeza Urbana – foram desenvolvidas ações de limpeza durante toda a semana anterior, no qual conseguiu-se coletar um total de quase 350 toneladas de lixo. Nesse processo estavam envolvidas entidades parceiras e escolas públicas, que envolveram estudantes em atividades de educação e reciclagem.

A distribuição dos kits, contendo saco e luva, ocorreu nos dois dias úteis anteriores à ação. O Limpa Campinas contou com 25 Pontos de Entrega distribuídos por toda a cidade, para os quais os participantes puderam levar seus sacos cheios de resíduos retirados das ruas.

Após a ação, foi realizado um show em homenagem à Terra e em agradecimento aos voluntários, que aconteceu na Concha Acústica do Parque Taquaral e contou com a presença das bandas Candeia Peba (que fez um tributo a Chico Science),  Demoond, Quatro Fatos, Baile do Simonal e Elba Ramalho, que subiu ao palco no final da noite e agitou o público. Com o intuito de demonstrar aos voluntários que cada indivíduo deve ser responsável pelos resíduos que produz, foram distribuídos sacos para que os resíduos produzidos no show não fossem descartados incorretamente. Assim, o concerto, que também faz parte das atividades conscientizadoras do movimento,  trouxe o mote “do meu lixo cuido eu” e terminou  exatamente como deveria – limpo!

A iniciativa Limpa Brasil Let’s do it! já obteve resultados positivos no Rio de Janeiro, onde foram coletadas 17 toneladas com a ajuda de 6,5 mil voluntários, em Brasília, com 59 toneladas e 8 mil voluntários, e em Goiânia, que atingiu a marca de 174 toneladas de materiais recicláveis com a colaboração de 15 mil pessoas. Agora, Campinas entra para a lista dessas cidades e deixa um grande desafio para as próximas: recolher ainda mais resíduos, e demonstrar ainda mais engajamento!

Para mais informações clique aqui